sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sport Lisboa e Trapalhadas

Ser adepto do Benfica ou pior, ser accionista do Benfica, é, nos dias que correm, um acto heróico. É um desafio à vida. É viver em permanente estado de risco. De risco cardíaco, para os primeiros e de risco financeiro para os segundos. Para os otários que acumulam, fica a boa notícia que à volta do estádio da Luz têm-se multiplicado hospitais particulares de grande dimensão. Aliás, num qualquer Domingo desses, da época de 2008/2009, a área da Luz e da Avenida Lusíada irá ter a maior concentração de doentes sem remédio do mundo. Mais um record para o Guiness.

Mas dizia eu, e por causa das notícias diárias que alimentam os jornais com a mesma periodicidade, o Benfica foi, tem sido e continuará a ser gerido segundo uma das maiores e mais conhecidas linhas de gestão desportiva e financeira: a linha da trapalhada. O Luis Filipe Porter Vieira, pai de todos os males do moderno Benfica, o Benfica do record de adeptos pagantes, continua a esforçar-se para que todos se apercebam das asneiras que faz, mas sem sucesso. A génese do Benfica é a desculpa do Vieira. A cegueira da ilusão, os momentos que o Vento(Bento) levou e o analfabetismo funcional dos adeptos, dão folga a este presidente. E nós todos agradecemos.

Passaram agora mesmo na televisão umas imagens do Luís Filipe Vieira a sair de um hotel em Manchester!!! Coincidente à passagem do presidente por terras de sua majestade, não é que o jogador Rui Costa também estava nesse hotel? Gostei de-os ver a aproveitarem a boleia um do outro, quer do Chrysler quer do jacto até Figo Maduro. Afinal, o presidente até sabe gerir estas coisas de despesas de representação. O que raio estaria a fazer o jogador Rui Costa vestido de Rui Costa director? (a gravata estava à míngua, pobre Gucci)

Fico desconfiado, à pois fico desconfiado, mas também não sou benfiquista. Um benfiquista daqueles que já passou pela operação coração e, sem aprender com isso, ainda piora o estado clínico com uma carteira de acções da SAD, estaria descansado a pensar: "uhmm, o Rui!! que jogador fiel! O presidente mal sai de avião e ele vai logo marcar hotel para o mesmo destino. Só podem ser férias. Se o Rui disse que ainda não tem nada a ver com a direcção desportiva é porque não tem. O Rui é o Rui. E já agora, filhos da mãe dos jornalistas que descobriram a ida do Orelhas presidente a Inglaterra e foram logo cuscar com a CMVM. Lá porque estamos na bolsa agora temos de dar satisfações à comissão? Era o que faltava, já não basta estarmos afastados dos títulos temos agora que aturar este desrespeito pelo glorioso. Benfica! Benfica... Jean Piérre, grita comigo! Alez Benfica... Este verão vamos aí a Portugal e já pagamos as cotas. Aliás, tive de tirar a mais nova da escola privada, a minha mulher só se depila uma vez por ano, aqui o Jean Piérre já não vai de metro, vai de skate e eu acumulo ao fim-de-semana, o lavar pratos e retretes com as pinturas durante a semana. Tudo para podermos ir ver o estádio da Luz. E já agora aproveitamos para ver a família em Sacavém que não vimos à mais de 10 anos"

Au revoir Benfica.

Sem comentários: